AVENIDA VISCONDE DE GUARAPUAVA, 4628. SALA 501- ALA DOC. BATEL. Dr. Marco Filipini. Crefito 8- 75201

PSICONEUROIMUNOLOGIA

A abordagem de alguns tratamentos são centrados nos sintomas e não se apoiam em como a doença se instalou ou como foi a geradora do sintoma que incomoda o paciente, a abordagem da PNI se apoia em entender os mecanismos do corpo que são extremamente evoluídos em nos proteger e porque eles falharam. Esta abordagem se apoiando muito em eliminar o sintoma, baseando-se principalmente no uso de medicamentos; “a sociedade, decepcionada e ansiosa por receber um tratamento diferenciado, está perdendo a fé em muitos tratamentos e buscam respostas em práticas pseudocientíficas, gerando assim populações cada vez mais doentes”.

Procurando e tratando a origem da doença, a PNI entende que os sistemas do corpo dependem de uma sinergia de energia, e que possui sistemas de economia e necessidade de energia e recursos. Por exemplo cérebro e sistema imune são grandes utilizadores de energia e o corpo não consegue ativá-los em grande performance ao mesmo tempo. Isso explica por exemplo o estado que ficamos quando estamos doentes, o chamado estado de enfermo, em que ficamos sem energia para pensar, fazer exercício, fazer atividades mais complexas porque o corpo já está gastando muita energia com o sistema imune. Por isso nosso cérebro tem que ficar “desligado” durante a noite, para que o sistema imune tenha energia suficiente para a sua atividade noturna.

A psiconeuroimunologia estuda individualmente cada sistema e examina interconexões entre estes sistemas do corpo e suas relações com o sistema endócrino, sistema imune, psicológico, neurológico e sociológico.