AVENIDA VISCONDE DE GUARAPUAVA, 4628. SALA 501- ALA DOC. BATEL. Dr. Marco Filipini. Crefito 8- 75201

Fisioterapia Neurofuncional

A Fisioterapia Neurofuncional é a área de especialidade da Fisioterapia que atua de forma preventiva, curativa, adaptativa ou paliativa nas sequelas resultantes de danos ao Sistema Nervoso, abrangendo tanto o Sistema Nervoso Central como o Periférico, bem como àqueles com doenças neuromusculares (do neurônio motor, da placa motora e do músculo propriamente dito – miopatias).

É a junção de estratégias usadas no tratamento de doenças e disfunções que atingem o Sistema Nervoso. A especialidade trata o paciente de forma multidisciplinar, permitindo a recuperação de desordens neurológicas, cognitivas e motoras. Ou seja, é por meio desta reabilitação que o indíviduo pode retornar à capacidade de falar, andar, correr, se vestir, bem como outras atividades diárias, que podem ser reduzidas ou perdidas em razão de lesões na coluna ou por outros motivos.
A Reabilitação Neurofuncional também permite prevenir agravos do quadro clínico, estimulando a rápida recuperação das capacidades do indivíduo. Como atua na melhora do Sistema Nervoso, os movimentos praticados durante a reabilitação não são trabalhados isoladamente, objetivando, portanto, estímulos de membros superiores e inferiores, rotas metabólicas, trabalhos progressivos e preventivos.

Este tratamento utiliza de alguns recursos, como a atividade física orientada, para recuperar a integridade funcional de algum segmento. Nas estratégias, estão incluídas, por exemplo, atividades de condicionamento, coordenação e força, sendo uma maneira de propiciar liberdade às pessoas, a redução de sintomas e o aperfeiçoamento de movimentos.

O fisioterapeuta neurofuncional tem a responsabilidade de avaliar o paciente, dar o diagnóstico cinético funcional, prescrever o tratamento e realizá-lo. É responsabilidade deste profissional, também, definir o momento da alta destes paciente.

Além disso, a reabilitação neurofuncional é realizada com a ajuda de alguns materiais, como elásticos, bolas, halteres, cama elástica e bastões, corrigindo limitações, melhorando o desempenho do músculo e fazendo com que os resultados sejam percebidos mais rapidamente, quando comparada à reabilitação convencional. O foco é chegar em um número elevado de estímulos.

Pode ser aplicada em adultos e crianças e consegue somar à linha de raciocínio e tratamento da osteopatia e a psiconeuroimunologia.